Logomarca da Scharb
  • Sobre nós
  • Reuniões
  • Diretoria
  • Notícias
Entrar em contato
Loading Blog Section...
GT Segurança Pública e Assistência Social
+10.000
pessoas impactadas com nosso trabalho
Veja mais

GT Segurança Pública e Assistência Social

Erechim é uma cidade referência em segurança e cabe a esse GT fazer um trabalho complementar em consonância com os movimentos que já existem, pensando a longo prazo.

Grupo Temático de Segurança Pública e Assistência Social
Segurança Pública e Assistência Social
Segurança Pública e Assistência Social

SOMOS O GT SEGURANÇA PÚBLICA E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Referência em segurança pública, Erechim é uma cidade que colhe o legado de anos de trabalho colaborativo pela realização do Programa Sentinela. Esse projeto é uma case de sucesso e foi fruto da união de esforços de várias entidades, além da integração e interlocução de todas as Secretarias Municipais, CONSEPRO, Poder Judiciário e Ministério Público.

Nesse sentido, esse GT tem o papel de fazer um trabalho complementar em consonância com os movimentos que já existem na cidade. No ano de 2025 foram abordados questões como o uso de drogas e suas implicações na sociedade e também o tema de segurança nas escolas. No âmbito de Assistência Social, foi criada uma Comissão específica para lidar com o tema dos imigrantes, em que são realizadas reuniões periódicas para debater com exclusividade sobre o assunto.

O município conta atualmente com aproximadamente 400 câmeras de vídeo monitoramento, com tecnologias de leitura de placas e reconhecimento facial, instaladas pelo centro e bairros, nos acessos a cidade, área comercial e bancária, praças, escolas, unidades de saúde, entre outras, garantindo mais segurança e agilidade das forças de segurança na atuação do dia-a-dia.

Atualmente esse GT tem a coordenação de José Gelso Miola, Presidente do Sindilojas Alto Uruguai e Vice-Presidente da Fecomércio-RS, e vice-coordenadora, Arlei Cavaletti, que ficou responsável por coordenar a Comissão de Integração do Migrantes

altalt

Veja as notícias do Coder

Aqui você acompanha em tempo real o que está sendo discutido e decidido para o futuro de Erechim.

alt
Mar 16, 2025

Diretrizes dos GTs para o próximo ano: Desenvolvimento, Planejamento Urbano e Integração Migrantes

A primeira semana de dezembro de 2025 foi marcada por uma sequência intensa de reuniões de GTs do CODER – Foram definidas as proposições para o início de 2026 com direcionamentos dos grupos de Desenvolvimento, Planejamento Urbano e Comissão de Integração de Migrantes. GT Desenvolvimento: 1ª Foco: Levantamento e criação de um ecossistema de Inovação em consonância com a Secretaria de Desenvolvimento/CIT 2ª Foco: Realização de Estudo Econômico de Erechim, encabeçado pela URI, com o objetivo de levantar dados base da economia da cidade, prospectando dados diretamente nas fontes. Esse estudo servirá de base para termos uma fotografia da economia da cidade, para que o grupo possa definir os próximos passos e ações. GT Planejamento Urbano: Para 2026, foco em propor revisões periódicas do Plano Diretor com a construção de um documento sugestivo que abranja avanços de incentivos de sustentabilidade para edificações e loteamentos, entre outros itens. Além disso, o grupo também irá estudar sobre o atual formato em que as orientações e diretrizes de leis estão dispostas para a construção de uma obra ou para regularização de imóveis ou áreas/loteamentos, de modo a propor um formato mais eficaz. Comissão Integração Migrantes: Para concluir o ano de 2025, o grupo dessa comissão já entregará em formato virtual uma Cartilha do Imigrantes, que visa auxiliar especificamente o migrante que chega a Erechim com informações da cidade, contemplando temas como Educação, Segurança e Empregos. A Cartilha ficará disponível no site do CODER para quem tiver interesse em acessar ou fazer o download para impressão.

tu
AdministraçãoCoder Erechim
10-21-2025

MISSÃO TÉCNICA DE ERECHIM NO EVENTO PLANEJA BRASIL 2025, NA CIDADE DE MARINGÁ/PR

O Conselho de Desenvolvimento de Erechim (CODER), em parceria com a Prefeitura do Município, viabilizaram a Missão Técnica de Erechim ao Planeja Brasil 2025, que aconteceu nos dias 21 e 22 de outubro, em Maringá (PR). Estiveram presentes representantes de entidades e empresas integrantes do CODER, os secretários municipais Edgar Marmentini (secretário de Gestão e Governança), Cristiano Moreira (secretário de Meio Ambiente) e Emerson Schelski (secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo); além do vereador Gustavo Zin Farina, que esteve representando a Câmara de Vereadores de Erechim. O fórum reuniu gestores públicos, representantes de Conselhos de Desenvolvimento e sociedade civil para debater planejamento, inovação e governança em gestão pública, e que tiveram a oportunidade de assistir palestras de Caio Coppola, sobre reforma tributária; Walter Longo, sobre inteligência artificial na gestão pública; e Adriano Buzaid, sobre cidades do futuro e tecnologias inovadoras. O presidente do CODER, Leandro Pogorzelski, foi um dos debatedores do tema: Governança Colaborativa como Estratégia de Desenvolvimento Local. Para ele “o Coder trabalha como um elo importante e necessário para integrar as necessidades da sociedade e das entidades com o poder público, projetando Erechim para os próximos anos de forma participativa e colaborativa”, destacou Pogorzelski. O fórum foi promovido pela Secretaria de Planejamento do Paraná, Paraná Projetos e organizado pelo Conselho de Desenvolvimento de Maringá (CODEM), com apoio da Prefeitura de Maringá e da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM).

AdministraçãoCoder Erechim
12-02-2025

Definições e prioridades 2026 no GT Saúde

No dia 02 de Dezembro de 2025, foi realizada a terceira reunião do segundo semestre do GT da Saúde no auditório da Unimed Erechim. As discussões resultaram na priorização de ações distribuídas entre os três níveis de atenção, com foco em fortalecimento da capacidade assistencial, melhoria de indicadores e integração entre atores públicos e privados, conforme segue: Atenção Primária: O grupo definiu como prioridades o aumento da cobertura vacinal — especialmente entre crianças, adolescentes, idosos e imigrantes — e a qualificação da gestão dos 47 indicadores do Ministério da Saúde. As ações incluem mapeamento de públicos com menor adesão, calendário único de campanhas, integração com GTs Educação e Imigrantes e treinamento das equipes de UBS para análise crítica dos indicadores. Atenção Secundária: Foram priorizados o fortalecimento do modelo de cuidados integrados (OCIs) para garantir diagnóstico em até 60 dias, a higienização e consolidação das listas de espera municipais, a implantação da telemedicina em especialidades de difícil contratação e a revisão dos valores de exames, como ecocardiogramas, por meio de estudo técnico a ser apresentado ao consórcio regional. Atenção Terciária: As prioridades incluem o desenvolvimento de um programa municipal de atração e fixação de profissionais para enfrentar a escassez de especialistas, o fomento à adesão empresarial ao “Pró-Hospitais SUS” para incremento de receitas do Hospital Santa Terezinha, o acompanhamento mais sistemático das oportunidades do SUS Gaúcho e o apoio institucional para acelerar a habilitação do Hospital como Hospital de Ensino. Também se definiu como foco a revisão dos fluxos de atendimento no PA e na traumatologia, visando reduzir sobrecarga e qualificar o acolhimento O GT da Saúde tem como coordenadora a Alessandra Sonda, CEO da Unimed Erechim, Vice-coordenação de Rafael Ayub, Diretor do Hospital Santa Terezinha, e conta com a colaboração da Maria Helena Golisczeski, Analista de Governança, Gestão do Risco e Compliance da Unimed Erechim, além da equipe do Coder representada pela executiva Ana Teresa Arruda e a Vice-presidente Rosane Zanardo.

GT SAÚDECoder Erechim
GT SEGURANÇA PÚBLICA E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Por que esse GT é essencial?

Segurança pública não é apenas policiamento: é tecnologia, urbanismo, assistência social, educação e prevenção. Erechim já é referência — o papel do GT é garantir evolução contínua.

Pilares de Atuação

Tecnologia e Monitoramento: apoiar expansão e modernização do sistema de vigilância.

Segurança comunitária: integrar políticas de prevenção com escolas, bairros e instituições.

Assistência Social: acompanhar vulnerabilidades e propor ações estruturantes para famílias em risco.

“Fazer parte deste GT é contribuir para que Erechim siga sendo uma cidade segura. Nosso foco é pensar além do imediato, construindo ações preventivas e fortalecendo quem está na linha de frente todos os dias.”

GT SEGURANÇA PÚBLICA E ASSISTÊNCIA SOCIALCoder Erechim

Nossa Missão

Apoiar políticas públicas de segurança e proteção social com ações integradas, visão de futuro e articulação com iniciativas já existentes no município.

Frentes Prioritárias 2026

Segurança nas escolas.Uso e prevenção de drogas.Plano municipal de acolhimento a migrantes.Ações conjuntas para áreas de maior vulnerabilidade.

Impactos Esperados

Redução de índices de violência.Sistema de acolhimento migratório mais eficiente.Escolas mais seguras.População mais integrada e acolhida.

“Fazer parte deste GT é contribuir para que Erechim siga sendo uma cidade segura. Nosso foco é pensar além do imediato, construindo ações preventivas e fortalecendo quem está na linha de frente todos os dias.”

GT SEGURANÇA PÚBLICA E ASSISTÊNCIA SOCIALCoder Erechim
altalt

Acompanhe as Iniciativas de Segurança

Atuamos de forma colaborativa para manter Erechim como referência em segurança e assistência social.

Logotipo Coder

Navegar

InícioSobre nósReuniõesNotíciasDiretoriaNossos GT's

Redes Sociais

Contato

codererechimrs@gmail.com
Rua Henrique Pedro Salomoni, s/n° - Bairro Frinape - Erechim - RS.
© 2025 Coder | Todos os direitos reservadosPowered by FábricaPolíticas de privacidade