Logomarca da Scharb
  • Sobre nós
  • Reuniões
  • Diretoria
  • Notícias
Entrar em contato
Loading Blog Section...
Comissão Integração Migrantes
+10.000
pessoas impactadas com nosso trabalho
Veja mais

Comissão Integração Migrantes

Criada para auxiliar o município em ações estruturantes para receber e integrar a população migrante de forma receptiva e organizada

Comissão Integração Migrantes do Coder
alt
alt

SOMOS A COMISSÃO INTEGRAÇÃO MIGRANTES

Criado em julho de 2025 para atender uma demanda urgente que foi levantada por todos os GTs: como lidar com a população migrante, majoritariamente venezuelana, que cresceu vertiginosamente nos últimos anos em busca de empregos e que também precisam de educação, saúde e infraestrutura para suas famílias.

A composição do grupo é multisetorial, com as seguintes participações: Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, 15ªCRE, Brigada Militar, Vereadores, empresas privadas como Comil, Master Supermercados e Aurora, sistema S, entre outros.

Pela estimativa do GT, cerca de 9 mil imigrantes vivem atualmente em Erechim e essa população enfrenta uma série de desafios que vão desde a dificuldades do idioma até a regularização da documentação.

O grupo conta com a coordenação de Arlei Cavaletti, a qual também é Vice-presidente do CODER.

altalt

Veja as notícias do Coder

Aqui você acompanha em tempo real o que está sendo discutido e decidido para o futuro de Erechim.

10-21-2025

MISSÃO TÉCNICA DE ERECHIM NO EVENTO PLANEJA BRASIL 2025, NA CIDADE DE MARINGÁ/PR

O Conselho de Desenvolvimento de Erechim (CODER), em parceria com a Prefeitura do Município, viabilizaram a Missão Técnica de Erechim ao Planeja Brasil 2025, que aconteceu nos dias 21 e 22 de outubro, em Maringá (PR). Estiveram presentes representantes de entidades e empresas integrantes do CODER, os secretários municipais Edgar Marmentini (secretário de Gestão e Governança), Cristiano Moreira (secretário de Meio Ambiente) e Emerson Schelski (secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo); além do vereador Gustavo Zin Farina, que esteve representando a Câmara de Vereadores de Erechim. O fórum reuniu gestores públicos, representantes de Conselhos de Desenvolvimento e sociedade civil para debater planejamento, inovação e governança em gestão pública, e que tiveram a oportunidade de assistir palestras de Caio Coppola, sobre reforma tributária; Walter Longo, sobre inteligência artificial na gestão pública; e Adriano Buzaid, sobre cidades do futuro e tecnologias inovadoras. O presidente do CODER, Leandro Pogorzelski, foi um dos debatedores do tema: Governança Colaborativa como Estratégia de Desenvolvimento Local. Para ele “o Coder trabalha como um elo importante e necessário para integrar as necessidades da sociedade e das entidades com o poder público, projetando Erechim para os próximos anos de forma participativa e colaborativa”, destacou Pogorzelski. O fórum foi promovido pela Secretaria de Planejamento do Paraná, Paraná Projetos e organizado pelo Conselho de Desenvolvimento de Maringá (CODEM), com apoio da Prefeitura de Maringá e da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM).

AdministraçãoCoder Erechim
alt
Mar 16, 2025

Diretrizes dos GTs para o próximo ano: Desenvolvimento, Planejamento Urbano e Integração Migrantes

A primeira semana de dezembro de 2025 foi marcada por uma sequência intensa de reuniões de GTs do CODER – Foram definidas as proposições para o início de 2026 com direcionamentos dos grupos de Desenvolvimento, Planejamento Urbano e Comissão de Integração de Migrantes. GT Desenvolvimento: 1ª Foco: Levantamento e criação de um ecossistema de Inovação em consonância com a Secretaria de Desenvolvimento/CIT 2ª Foco: Realização de Estudo Econômico de Erechim, encabeçado pela URI, com o objetivo de levantar dados base da economia da cidade, prospectando dados diretamente nas fontes. Esse estudo servirá de base para termos uma fotografia da economia da cidade, para que o grupo possa definir os próximos passos e ações. GT Planejamento Urbano: Para 2026, foco em propor revisões periódicas do Plano Diretor com a construção de um documento sugestivo que abranja avanços de incentivos de sustentabilidade para edificações e loteamentos, entre outros itens. Além disso, o grupo também irá estudar sobre o atual formato em que as orientações e diretrizes de leis estão dispostas para a construção de uma obra ou para regularização de imóveis ou áreas/loteamentos, de modo a propor um formato mais eficaz. Comissão Integração Migrantes: Para concluir o ano de 2025, o grupo dessa comissão já entregará em formato virtual uma Cartilha do Imigrantes, que visa auxiliar especificamente o migrante que chega a Erechim com informações da cidade, contemplando temas como Educação, Segurança e Empregos. A Cartilha ficará disponível no site do CODER para quem tiver interesse em acessar ou fazer o download para impressão.

tu
AdministraçãoCoder Erechim
12-02-2025

Definições e prioridades 2026 no GT Saúde

No dia 02 de Dezembro de 2025, foi realizada a terceira reunião do segundo semestre do GT da Saúde no auditório da Unimed Erechim. As discussões resultaram na priorização de ações distribuídas entre os três níveis de atenção, com foco em fortalecimento da capacidade assistencial, melhoria de indicadores e integração entre atores públicos e privados, conforme segue: Atenção Primária: O grupo definiu como prioridades o aumento da cobertura vacinal — especialmente entre crianças, adolescentes, idosos e imigrantes — e a qualificação da gestão dos 47 indicadores do Ministério da Saúde. As ações incluem mapeamento de públicos com menor adesão, calendário único de campanhas, integração com GTs Educação e Imigrantes e treinamento das equipes de UBS para análise crítica dos indicadores. Atenção Secundária: Foram priorizados o fortalecimento do modelo de cuidados integrados (OCIs) para garantir diagnóstico em até 60 dias, a higienização e consolidação das listas de espera municipais, a implantação da telemedicina em especialidades de difícil contratação e a revisão dos valores de exames, como ecocardiogramas, por meio de estudo técnico a ser apresentado ao consórcio regional. Atenção Terciária: As prioridades incluem o desenvolvimento de um programa municipal de atração e fixação de profissionais para enfrentar a escassez de especialistas, o fomento à adesão empresarial ao “Pró-Hospitais SUS” para incremento de receitas do Hospital Santa Terezinha, o acompanhamento mais sistemático das oportunidades do SUS Gaúcho e o apoio institucional para acelerar a habilitação do Hospital como Hospital de Ensino. Também se definiu como foco a revisão dos fluxos de atendimento no PA e na traumatologia, visando reduzir sobrecarga e qualificar o acolhimento O GT da Saúde tem como coordenadora a Alessandra Sonda, CEO da Unimed Erechim, Vice-coordenação de Rafael Ayub, Diretor do Hospital Santa Terezinha, e conta com a colaboração da Maria Helena Golisczeski, Analista de Governança, Gestão do Risco e Compliance da Unimed Erechim, além da equipe do Coder representada pela executiva Ana Teresa Arruda e a Vice-presidente Rosane Zanardo.

GT SAÚDECoder Erechim
Comissão Integração Migrantes

Por que foi criada?

O aumento significativo de imigrantes tem impacto direto em saúde, educação, habitação, trabalho e assistência social. O município precisava de um grupo técnico para unificar decisões e acelerar ações estruturantes.

Linhas de Trabalho

Acolhimento inicial: apoio na orientação e encaminhamento aos serviços públicos.

Empregabilidade: conexão entre empresas com demanda e mão de obra migrante.

Integração cultural: ações para promover convivência harmoniosa com a comunidade local.

“Aqui, buscamos garantir que quem chega encontre acolhimento, informação e oportunidade. Trabalhamos para organizar processos, ouvir necessidades e construir um caminho mais humano para todos.”

COMISSÃO INTEGRAÇÃO MIGRANTESCoder Erechim

Missão da Comissão

Garantir que Erechim seja uma cidade acolhedora, preparada e organizada para integrar a população migrante, transformando desafios em oportunidades sociais e econômicas.

Objetivos 2026

Criar fluxos padronizados de atendimento ao migrante.Desenvolver uma cartilha bilíngue de orientação.Apoiar empresas na contratação responsável.Integrar dados e sistemas entre as instituições participantes.Planejar políticas públicas de médio e longo prazo.

Resultados Esperados

Redução da vulnerabilidade social de famílias migrantes.Melhor adaptação e integração no mercado de trabalho.Melhoria nos fluxos de saúde e educação.Cidade mais inclusiva e preparada para receber novas culturas.

“Aqui, buscamos garantir que quem chega encontre acolhimento, informação e oportunidade. Trabalhamos para organizar processos, ouvir necessidades e construir um caminho mais humano para todos.”

COMISSÃO INTEGRAÇÃO MIGRANTESCoder Erechim
altalt

Saiba Como Acolhemos a População Migrante

Construímos ações que facilitam a adaptação, integração e acesso a serviços para quem escolheu Erechim para recomeçar.

Logotipo Coder

Navegar

InícioSobre nósReuniõesNotíciasDiretoriaNossos GT's

Redes Sociais

Contato

codererechimrs@gmail.com
Rua Henrique Pedro Salomoni, s/n° - Bairro Frinape - Erechim - RS.
© 2025 Coder | Todos os direitos reservadosPowered by FábricaPolíticas de privacidade