Logomarca da Scharb
  • Sobre nós
  • Reuniões
  • Diretoria
  • Notícias
Entrar em contato
Carregando...
Logotipo Coder

Navegar

InícioSobre nósReuniõesNotíciasDiretoriaNossos GT's

Redes Sociais

Contato

codererechimrs@gmail.com
Rua Henrique Pedro Salomoni, s/n° - Bairro Frinape - Erechim - RS.
© 2026 Coder | Todos os direitos reservadosPowered by FábricaPolíticas de privacidade
Comissão Integração Migrantes
+10.000
pessoas impactadas com nosso trabalho
Veja mais

Comissão Integração Migrantes

Criada para auxiliar o município em ações estruturantes para receber e integrar a população migrante de forma receptiva e organizada

Comissão Integração Migrantes do Coder
alt
alt

SOMOS A COMISSÃO INTEGRAÇÃO MIGRANTES

Criado em julho de 2025 para atender uma demanda urgente que foi levantada por todos os GTs: como lidar com a população migrante, majoritariamente venezuelana, que cresceu vertiginosamente nos últimos anos em busca de empregos e que também precisam de educação, saúde e infraestrutura para suas famílias.

A composição do grupo é multisetorial, com as seguintes participações: Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, 15ªCRE, Brigada Militar, Vereadores, empresas privadas como Comil, Master Supermercados e Aurora, sistema S, entre outros.

Pela estimativa do GT, cerca de 9 mil imigrantes vivem atualmente em Erechim e essa população enfrenta uma série de desafios que vão desde a dificuldades do idioma até a regularização da documentação.

O grupo conta com a coordenação de Arlei Cavaletti, a qual também é Vice-presidente do CODER.

altalt

Veja as notícias do Coder

Aqui você acompanha em tempo real o que está sendo discutido e decidido para o futuro de Erechim.

15 de dezembro de 2025

Coder busca apoio para instalação de posto da Polícia Federal em Erechim

Nas discussões que aconteceram na Comissão de Integração de Migrantes do CODER no decorrer do segundo semestre de 2025, ficou evidenciada a necessidade de haver um posto da Polícia Federal em Erechim, com principal objetivo de atender a alta demanda por regularização de documentação da população de imigrantes que vivem atualmente no município. Nos últimos anos, por conta da grande oferta de trabalho e da qualidade de vida, houve um aumento significativo do fluxo migratório para Erechim. Estima-se que atualmente que quase 10% da população erechinense seja de imigrantes, majoritariamente provenientes da Venezuela, os quais vem com suas famílias para construir nova vida e que utilizam serviços públicos complementares, como saúde e educação. Sabemos também que uma boa parte desses estrangeiros provém de migração espontânea e não tem os documentos regularizados, dificultando a integração em nossa sociedade. Inclusive já existe um movimento da própria Polícia Federal que está em vias de ser concluído, que é um convênio com uma universidade local da cidade, para auxílio à distância ao posto da PF de Passo Fundo, para regularização dessas documentações de imigrantes, em razão da atual demanda emergencial reprimida. Diante dessa situação, o CODER entregou, nesta quinta-feira (11/12/2025), um ofício ao deputado federal Afonso Motta, na redação do Jornal Bom Dia, solicitando apoio político para a implantação de um posto da Polícia Federal no município. O parlamentar estava acompanhado de Gilmar Sossella, secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional do RS. A demanda foi apresentada pela coordenadora da Comissão de Integração de Migrantes, Arlei Cavaletti. Créditos Foto Rodrigo Finardi

Comissão Integração MigrantesCoder Erechim
Comissão Integração Migrantes

Por que foi criada?

O aumento significativo de imigrantes tem impacto direto em saúde, educação, habitação, trabalho e assistência social. O município precisava de um grupo técnico para unificar decisões e acelerar ações estruturantes.

Linhas de Trabalho

Acolhimento inicial: apoio na orientação e encaminhamento aos serviços públicos.

Empregabilidade: conexão entre empresas com demanda e mão de obra migrante.

Integração cultural: ações para promover convivência harmoniosa com a comunidade local.

“Aqui, buscamos garantir que quem chega encontre acolhimento, informação e oportunidade. Trabalhamos para organizar processos, ouvir necessidades e construir um caminho mais humano para todos.”

COMISSÃO INTEGRAÇÃO MIGRANTESCoder Erechim

Missão da Comissão

Garantir que Erechim seja uma cidade acolhedora, preparada e organizada para integrar a população migrante, transformando desafios em oportunidades sociais e econômicas.

Objetivos 2026

Criar fluxos padronizados de atendimento ao migrante.Desenvolver uma cartilha bilíngue de orientação.Apoiar empresas na contratação responsável.Integrar dados e sistemas entre as instituições participantes.Planejar políticas públicas de médio e longo prazo.

Resultados Esperados

Redução da vulnerabilidade social de famílias migrantes.Melhor adaptação e integração no mercado de trabalho.Melhoria nos fluxos de saúde e educação.Cidade mais inclusiva e preparada para receber novas culturas.

“Aqui, buscamos garantir que quem chega encontre acolhimento, informação e oportunidade. Trabalhamos para organizar processos, ouvir necessidades e construir um caminho mais humano para todos.”

COMISSÃO INTEGRAÇÃO MIGRANTESCoder Erechim
altalt

Saiba Como Acolhemos a População Migrante

Construímos ações que facilitam a adaptação, integração e acesso a serviços para quem escolheu Erechim para recomeçar.