Na noite de 10 de julho, quinta-feira, tendo como local o Salão de Eventos do Polo de Cultura da ACCIE, foi realizado evento que marcou a retomada das atividades do Conselho de Desenvolvimento de Erechim – Coder. O encontro contou com a presença de representantes das entidades que compõe o Conselho, além de autoridades, líderes empresariais e pessoas da comunidade, tanto de maneira presencial quanto acompanhando de forma virtual.
O encontro foi pautado pela seguinte questão: que cidade queremos para viver. Tal questionamento foi utilizado pelo presidente do Coder, Leandro Pogorzelski, para pontuar que as mudanças somente ocorrerão quanto a comunidade tomar conhecimento e decidir apresentar as demandas que julga necessárias para tornar Erechim na cidade que queremos para viver. Destacou, ainda, a os trabalhos do Coder buscam construir um plano a ser seguido em direção ao desenvolvimento da cidade e uma agenda a ser cumprida para alcançar esse objetivo. O Coder visa “a melhoria do município de Erechim, por meio da colaboração na formação de políticas de desenvolvimento econômico e social do Município, identificação de potencialidades e vocação da economia do Município, prospecção da visão de futuro do Município e do planejamento estratégico de longo prazo”, destacou ele.
Na sequência o palestrante da noite, Carlos Walter Martins Pedro, empresário e um dos fundadores do CODEM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá /PR), foi apresentado pela consultora Márcia Santin, de Maringá/PR, que acompanha o Coder desde o início. Em sua palestra, Carlos Walter falou que o Conselho de Maringá foi criado em 1996 pela articulação da sociedade civil com a gestão pública. Para ele o Codem “nasceu de articulações de entidades da sociedade civil com o poder público em ações institucionais organizadas que impactaram a cidade”. Segundo Carlos “o Conselho, foi decisivo para o desenvolvimento econômico da cidade, propondo ações de longo prazo para tornar Maringá uma cidade cada vez mais próspera, resiliente, inovadora, atrativa para novos negócios e com qualidade de vida”. Ao final foi aberto espaço para perguntas ao palestrante.
O Palestrante
Nascido em Maringá, Carlos Walter Martins Pedro tem mais de 40 anos de atuação no setor metalmecânico nos mercados nacional e internacional. Está como presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) 2019/2023, é diretor na Hidro Metalúrgica ZM, vice-presidente do Conselho Setorial de Bombas e Motobombas da Abimaq, e diretor da Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM). Esteve como presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Maringá, e foi conselheiro de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Preside Incubadora Tecnológica de Maringá, foi presidente, em duas oportunidades, e é articulador no Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM), do qual foi um dos fundadores.
O Codem
O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá foi criado em 1996 para ser o guardião das visões e projetos de futuro da cidade. A primeira agenda de futuro do CODEM foi desenvolvida em 1996 e denominada Maringá 2020. A segunda agenda de futuro foi desenvolvida em 2008 e denominada Maringá 2030. A terceira agenda de futuro do CODEM, e que é sua agenda atual, teve início em 2017 e é denominada Masterplan Metrópole Maringá 2047.
O Coder
O Conselho de Desenvolvimento de Erechim (CODER) nasceu do anseio de entidades representativas e empresários de diversos segmentos da sociedade civil, em auxiliar e trabalhar ativamente junto ao Poder Público, tendo caráter consultivo e deliberativo, em projetos de desenvolvimento econômico sustentável com a finalidade enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades propondo e fazendo executar projetos de forma organizada e constante e proativa na construção do futuro. Esse Conselho não substitui, não se sobrepõe e não conflita com os demais conselhos instituídos.
Tem como objetivos promover a integração das entidades organizadas visando o desenvolvimento continuado e sustentável do município de Erechim. Construir a cidade que se quer para o futuro.
11.07.2025